domingo, 12 de maio de 2019

Canto... a este estranho povo lusitano (2008)



CANTO...
A ESTE ESTRANHO POVO LUSITANO



Este povo Lusitano, que doutros lados…nesta terra apareceu,
Que nela lutou e por ela sofreu... p’ra poder por cá ficar…
Foi depois o pastor e o camponês... que pela terra padeceu,
E foi o marinheiro... que outras terras ao mundo, quis deixar.


Foram invadidos por outros, que a sua terra queriam conquistar,
Numa ânsia de conquista p’ra obterem só o mando e o poder,
Mas muitos cá morreram… e esta terra não conseguiram tirar,
Porque este povo foi guerreiro... para a sua terra defender.


Canto pois a este estranho povo Lusitano, que outra terra deixou,
Que nesta sofreu... mas também cantou... foi feliz e trabalhou,
Para nova terra aos filhos deixarem... e serem por eles lembrados...
Canto pois a estes meus heróis, de quem eu estou descendendo...
Que vieram do norte, do sul... e de outros lados foram aparecendo,
E que foram, por Camões, nos seus poemas... também cantados.


E estes povos, que do mundo vieram, p’ra daqui não mais partir,
Que deste pedaço de terra... criaram uma mais bela nação,
Deixam em mim a alegria... o prazer... o desejo e o sentir,
De hoje eu ser... neste mundo... um humilde e até simples cidadão.


(J. Carlos – Dezembro 2008)
Livro 2 (Silêncios… da Minha Alma)
imagem da net
  • Somos a semente... da semente dos povos que por cá  passaram...
  • Somos os Alanos, os Suevos, os Vândalos...
  • Somos os Visigodos, os Gregos, os Celtas, os Mouros...
  • Somos os Lusitanos...
  • Somos os Portugueses...
  • Somos Cidadãos do Mundo.












Sem comentários:

Enviar um comentário

CAMINHANDO… pelas ruelas